segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Literatura Portuguesa



Portugal é considerado um “país de poetas”. Os poetas portugueses mais conhecidos no mundo são, sem dúvida Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões, vou falar um pouco sobre cada um deles.


Fernando Pessoa 
 




Foi o poeta mais universal português e publicou quatro obras. Ele enquanto poeta escreveu sobre várias personalidades, tais como, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
Um poeta americano, Robert Hass dizia: "outros modernistas como Yeats, Pound, Elliot inventaram máscaras pelas quais falavam ocasionalmente... Pessoa inventava poetas inteiros."´


Luís de Camões


Foi uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.
Os Lusíadas foi a sua grande obra, provavelmente concluída em 1556, e foi publicada pela primeira vez em 1572, três anos após o seu regresso do Oriente.
A obra é composta de dez cantos. A acção principal é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.
Camões foi um renovador da língua portuguesa e fixou-lhe um duradouro cânone, é um dos mais fortes símbolos da sua pátria e é uma referência para toda a comunidade lusófona internacional.


Ana Catarina Martins de Sousa

Algumas das principais cidades de Portugal



As principais cidades de Portugal


Antes de falar sobre as principais cidades portuguesas, decidi falar um pouco, neste caso, demonstrar uma pequena tabela que encontrei sobre as 10 cidades mais populosas de Portugal. A tabela mais recente que encontrei é de 2011.
  
Lisboa é a cidade mais populosa de Portugal, com mais de 500 000 habitantes. A Região de Lisboa no total têm cerca de 3 000 000 de habitantes.


Agora sim, vou falar sobre as principais cidades. Entre as várias cidades que são consideradas as mais importantes, vou falar sobre quatro.



Lisboa


Lisboa é a capital de Portugal. Lisboa é uma cidade especial com particularidades únicas: o som dos eléctricos antigos a subir e a descer as ruas empedradas, o eco do Fado em vários locais da cidade, um verdadeiro tesouro de sítios históricos.
Lisboa têm uma lenda que diz que foi construída sobre sete colinas. É um grande centro turístico, em 2013 alcançou a meta de 1 800 000 turistas. É um dos destinos favoritos da Europa graças à sua incrível diversidade de paisagens e clima.
Por qualquer parte que andemos em Lisboa observamos história, cultura, é uma cidade incomparável.


Porto 


O Porto é considerado uma das cidades mais bonitas, encantadoras, românticas de Portugal, é a segunda maior cidade portuguesa! Classificada como Património Mundial pela UNESCO graças aos seus belos monumentos e edifícios históricos, como a imponente Sé ou a Torre dos Clérigos o Porto.
Repleto de cidades prósperas e vilas bonitas, o Porto oferece ao longo da costa uns momentos de descontracção e para melhorar nada melhor que degustar um saboroso peixe em Matosinhos. Outro local lindo de se visitar é a cidade de Amarante onde se pode fazer um passeio junto às margens do rio Tâmega.


Guimarães 


Guimarães pertence ao distrito de Braga e é um dos mais importantes destinos históricos do país. D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, escolheu esta antiga cidade romana como capital do Reino de Portugal após a sua vitória na Batalha de São Mamede em 1128. Guimarães é conhecida como “Berço da Nação”, óptimo de visitar, com o seu grande castelo e super preservado bairro medieval.


Coimbra


Coimbra situa-se entre os distritos de Aveiro e Viseu.
Coimbra é a cidade que inspirou obras de poetas e escritores, uma longa tradição de serenadas de Fado cheias de sentimento e alegres rituais académicos.
No ponto mais elevado da cidade, encontramos a Universidade de Coimbra e a sua grande biblioteca do século XVIII, tal como o encantador Jardim Botânico.
A Sé Velha, a Câmara Municipal e a Igreja de Santa Cruz são das principais atracções de Coimbra.
Coimbra têm uma tradição bastante importante que é a Queima das Fitas, uma cerimónia de conclusão de licenciatura que ocorre em Maio, os estudantes queimam as fitas pois simboliza o final dos seus dias de estudante.


Ana Catarina Martins de Sousa

domingo, 4 de janeiro de 2015

Estações do ano em Portugal!



Em Portugal

No verão: 

 Nas latitudes mais a sul, Portugal tem um clima mediterrânico. Os meses de verão são excelentes para ir dar uns mergulhos à praia, com temperatura média de 28 ºC, mas que sobe por vezes bem acima dos 30 ºC. As temperaturas mais elevadas são registadas nas regiões do interior, nomeadamente no Alentejo, no Centro e no Nordeste do país, onde o arrefecimento provocado pelos ventos que sopram do mar não se faz sentir como no Algarve ou na costa ocidental. As temperaturas do mar são consideradas mais elevadas no Algarve do que na costa ocidental.


No inverno:

As temperaturas médias atingem os 10 ºC no Porto e os 12 ºC em Lisboa, raramente descendo a valores negativos nas zonas costeiras. No Algarve, o Inverno é especialmente moderado, com temperaturas médias de cerca de 15 ºC. Em Portugal, a maior parte da precipitação regista-se entre Novembro e Março. A neve é rara, com excepção das zonas montanhosas do Nordeste e da Serra da Estrela, a mais elevada do país, onde está localizada a única estância de esqui.
A Primavera e o Outono trazem temperaturas amenas, perfeitas para visitar as cidades ou passear pelo interior. As chuvas intermitentes que podem ocorrer nesses meses são geralmente de curta duração.



Na Madeira

Esta ilha subtropical beneficia de um permanente clima ameno, com temperaturas médias que rondam os 25 ºC no Verão e apenas quatro ou cinco graus mais abaixo no Inverno. É um destino turístico óptimo para qualquer altura do ano.

Nos Açores
Os Açores beneficiam de um clima ameno durante todo o ano. No Inverno, as temperaturas raramente descem abaixo dos 16 ºC ao nível do mar, e os meses de Verão são quentes e húmidos, com uma temperatura média de 25 ºC.